O uso da ponta pintada no Airsoft Brasileiro
0

O uso da ponta pintada no Airsoft Brasileiro

nov 12 Tiago Serra  

Como muitos sabem, a Portaria Portaria 02 COLOG de 26 de fevereiro de 2010 definiu em seu artigo 18 que:

Art. 18. As armas de pressão por ação de gás comprimido ou por ação de mola tipo airsoft fabricadas no País ou importadas devem apresentar uma marcação na extremidade do cano na cor laranja fluorescente ou vermelho “vivo” a fim de distingui-las das armas de fogo. 

Esta exigência causou e continua a criar certos questionamentos no meio da comunidade de praticantes do Airsoft Brasileiro.

Alguns entendem que isto atrapalha o realismo que se busca no airsoft, outros aceitam pois sabem que é melhor poder jogar com uma ponta pintada do que não poder jogar. Outros, simplesmente não querem seguir a regra definida na Portaria.

É importante deixar claro que a Portaria não é um obstáculo para nós praticantes do airsoft no Brasil. Muito pelo contrário, ela veio para nos ajudar a praticar o esporte no país.

Antes de 2008 não havia uma regra definida, logo muitos problemas ocorriam, muitas interpretações existiam e não havia uma certeza sobre como devíamos proceder. Após a publicação da Portaria ficou claro que os brasileiros podiam, finalmente, praticar, importar, abrir loja e vender dentro do país.

Sendo assim, a Portaria está do nosso lado. O Portal Airsoft Brasil não lutou 5 anos (2003 até 2008) por algo que seria criado para nos prejudicar.

Porém, mesmo a Portaria tendo sido benéfica para os praticantes. Alguns fazem questão de não seguir as regras contidas em seu corpo.

Como uma organização pode exigir que as regras de seus eventos sejam seguidas, se não se exige o cumprimento de uma regra definida na Portaria?

Como pode alguém dizer que pratica o airsoft com base na Honra, se uma simples regra Legal não é seguida?

Será mesmo que uma ponta pintada com uma cor viva atrapalha tanto a prática do airsoft? Seria melhor ser obrigado a usar uma arma transparente ou pintada em mais de 50% de seu corpo como em alguns países, ou ainda ser totalmente proibido?​

Por fim, é importante esclarecer que de acordo com a Portaria a ponta deve estar sempre pintada e não apenas durante o transporte. Seja no evento ou no transporte a ponta precisa estar com sua marcação visível. A Portaria não abriu exceção!

O Portal Airsoft Brasil pioneiro na divulgação do airsoft no país que teve participação ativa na elaboração da primeira e segunda Portaria que regula o airsoft no Brasil adota todas as regras definidas na Portaria. Iniciamos o trabalho de divulgação em 2003 e colocamos como meta seguir a Lei e demais normas, pois sabíamos que esta seria a única forma de termos o airsoft um dia no Brasil.

Sendo assim, faça a sua parte. Agora que você pode praticar, não destrua o que foi feito. Ajude a preservar o nosso esporte. Siga a Portaria e USE cores vivas nas pontas das suas armas de pressão. Não é 1mm, não são 10cm, não há nada definido porém é preciso que seja visível.

Faça a sua parte!

Fonte: https://www.airsoftbrasil.com/threads/o-uso-da-ponta-pintada-no-airsoft-brasileiro.16688/

Leave a comment

Type your name
Type your email
Website url
Type your comment